segunda-feira, 6 de abril de 2009

Dicas...

OS JOGOS DA VIDA
Eric Berne
Editora Nobel
Caro Amigo,
Este resumo tem 3 objetivos:
Aumentar o seu interesse pelo assunto;
Despertar o interesse pela leitura. Acredito que um bom livro, como este, se compreendido na sua plenitude, poderá mudar a vida de qualquer um.
Um Abraço e boa leitura...

Jean Carlo

Resumo do Livro


Cada um traz dentro de si um Pai, Adulto e Criança. Todos são merecedores de igual respeito, e têm seu legítimo lugar numa vida plena e produtiva.

Na criança residem a intuição, a criatividade, o impulso espontâneo e o prazer.

A primeira regra de comunicação é que ela se processará enquanto as transações forem complementares; consequentemente, a comunicação poderá, em princípio, prosseguir indefinidamente.

Invertendo a proposição, temos que a comunicação é interrompida quando ocorre uma transação cruzada. ...maioria das dificuldades no mundo...

... como na maioria dos jogos, a conseqüência é determinada pela Criança...

As posições são adotadas e se fixam surpreendentemente cedo, a partir do segundo ou mesmo do primeiro ano até o sétimo ano de vida.

Um jogo é uma série de transações complementares... com uma motivação... uma série de lances com uma cilada ou truque... sua natureza ainconfessada e um desfecho. Os procedimentos podem ser bem sucedidos, os rituais podem ser eficientes e os passatempos proveitosos, mas por definição todos são sinceros. ... todo jogo é basicamente desonesto...


... O primeiro requisito é reconhecer que uma certa seqüência de manobras se enquadra nos critérios de um jogo.

... As antíteses do “Se não fosse você” são a tolerância e indulgência.

Para clara compreensão de um jogo, sua antítese deve ser conhecida, e sua eficiência demonstrada na prática.

... apenas sentir-se seguro... ou se justificar... é segurança.

... seus jogos favoritos determinarão também seu próprio destino...

... é que um jogo que se iniciara foi cortado pela raiz pela pergunta do pai e pelo franco reconhecimento por parte do garoto de que a manobra proposta era na verdade um jogo.

... Um jogo é jogado a partir de uma posição...

... O objetivo transacional da bebida é produzir uma situação em que a Criança possa ser severamente repreendida não apenas pelo Pai interior, mas por quaisquer figuras paternais que queiram se dar a esse trabalho.

... A.A. ficou sem Alcoólatras para converter; seus membros voltaram então a beber, já que era o único modo de continuar com o jogo, face à inexistência de gente para salvar.

... O grupo que parece estar mais próximo do ideal teórico do tratamento é o que trata de adolescentes filhos de alcoólatras; os jovens são encorajados a romper com o jogo de uma vez e não apenas a trocar de papéis.

... trata-se de uma pessoa que teme a intimidade... o critério para uma verdadeira cura do jogo é que o antigo alcoólatra seja capaz de beber socialmente sem se colocar em perigo.

... é tomar uma posição contratual adulta e se recusar a interpretar qualquer papel..

... Agora que atingiu o topo, sua vida lhe parece vazia.

... eles conseguem esquecer o quanto obrigado estão pelos compromissos que contrairiam e conseguem trabalhar, Ter outros interesses e até mesmo se divertir.

... Tais pessoas são as eternas desprezadas, aquelas que sempre são abandonadas pelos namorados, as que vivem sendo despedidas dos empregos.

Veja só o que você me obrigou a fazer.

... A parte injustiçada poderá, é claro, evitar com justa razão Ter relações sexuais, e o cônjuge encurralado não terá qualquer recurso para modificar a situação.

O próprio silêncio pode ser um jogo.

... O terapeuta estabelece uma regra proibindo o uso da terceira pessoa gramatical daí em diante: todos só poderão se referir diretamente um ao outro como “você”, ou a si próprios como “eu”...

... Os outros começam a sugerir soluções, que começam por “Por que você não...?” ... um bom jogador pode manter os outros indefinidamente em xeque...

... para proporcionar segurança e gratificar a Criança. ... outros aparecem como sábios Pais ansiosos para demonstrar sua sapiência em benefício da Criança.

... Mas jogadores habituais de “Sim, mas...” raramente jogam limpo.

... A antítese clínica do “Sim, mas...”, desta forma, é não jogar.... Aí está um problema difícil. O que é que você vai fazer a respeito?

Como manobra trata-se de algo com uma aparência até mesmo romântica, a mulher manobra ou desafia dois homens para que briguem, deixando subentendido ou prometido que se submeterá ao vencedor.

... dá a entender que está disponível... Assim que ele concretiza sua investida, o jogo acaba.

A capacidade de um homem de evitar se envolver neste jogo, ou de conservá-lo sob controle, depende de sua capacidade para distinguir a expressão genuína de um sentimento, de lances de um jogo. ... Nada de beijos. ... salva a de dar o fora o mais rapidamente possível e sem deixar o novo endereço.

A consciência assim descrita requer a vida no aqui e agora...

... o homem para quem dirigir um automóvel é ao mesmo tempo uma ciência e uma arte, perfeitamente adaptada à sua natureza. ... está vivo. Dirigir desta forma é um passatempo adulto, do que a criança e o pai podem auferir satisfação.

... pessoa que é consciente... está vivendo o momento presente... o céu, as árvores, a sensação... Apressar-se é negligenciar tudo isso...

... Significa estar liberto da compulsão de Ter apenas os sentimentos que se aprendeu a Ter.

... incorrupta em toda a sua ingenuidade vivendo no aqui e agora.

... Para certas pessoas afortunadas existe algo que transcende de todas as classificações de comportamento, que é a consciência; algo que se ergue sobre a programação do passado, que é a espontaneidade, e algo que é mais gratificante do que os jogos, que é a intimidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário